sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ATÉ BREVE


A todos os que passam por aqui vou dizer um até breve.
Vou estar uns dias longe, desta vez mesmo longe da Net, sem computador, esquecendo-me um pouco do trabalho. Não sei como vai ser isto porque já estou viciada em contactar com todos vocês. No entanto, o sossego e a descontracção são necessários de vez em quando.
Estarei de volta para continuarmos a dialogar daqui a 15 dias.
As minhas saudações a todos e saibam que vou ter saudades vossas.:)

COMO SE RECONHECE O HOMEM DO SIGNO DE CARNEIRO



(...Continiação)


Carneiro caminha a grandes passos. É o homem apurado por excelência, que sobe as escadas de dois em dois degraus e que antes de chegar à porta já tirou o casaco.
Fala rapidamente e o seu tom é seco como uma chicotada, cortante e preciso. O seu olhar, penetrante e directo, impressiona. Nunca desvia os olhos quando se dirige a alguém e é impossível escapar ao seu domínio. No entanto, quando ri, semicerra os olhos com encanto e o seu olhar brilha. Há algo de bonacheirão nesse rosto extremamente móvel e expressivo, de sorriso um pouco feroz.
O corpo seco, nervoso, todo músculo, é geralmente atlético. As mãos são grandes, nodosas. A tradição diz que é ruivo ou de cabelos crespos e pretos, encaracolados como os de um cordeiro. Muitas vezes balança a cabeça quando caminha.
Tem muito marcadas as rugas do rosto, com uma prega vertical entre os olhos, afundados nas órbitas. O nariz é poderoso, aquilino e muito acentuado, como todo o seu rosto, que transpira virilidade. A boca é fina e firme, com os lábios muitas vezes apertados, sobretudo quando concentra a sua atenção.
Os seus gestos são bruscos, como a sua maneira de dizer as coisas: é desajeitado quando se comove. Transparece energia, força e vitalidade.



(Continua...)
Texto do Livro "1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A PAPISA



A Papisa é a carta número 2 do Tarot. A Papisa tem também o nome de Sacerdotisa.
A Papisa encarna o Princípio Yin Universal, o feminino, receptivo e conservador do Universo. É o oposto complementar do Mago.
Ela está numa atitude de silêncio, contemplação, serenidade e observação interior. A sua atenção está direccionada para o mundo interior, está ligada com o seu íntimo, conhece o seu coração. Isso faz com que tenha acesso a toda a sabedoria. O seu conhecimento não é racional, dedutivo nem analítico, mas intuitivo e instintivo.
A Papisa é conhecida como a depositária da sabedoria oculta e em muitos baralhos aparece com o livro da Torá – Livro da Lei Hebraica formado pelos cinco livros do Antigo Testamento – semi-oculto por o seu manto. Empregará seus conhecimentos para aqueles que ela própria escolhe.
Não está querendo conhecer-se tal como o Ermitão, não está procurando nada. Assim, não está dividida entre o sujeito e o objecto da procura. Não existe futuro, não existe acção. Está total no seu não fazer.
Sentada, com os olhos fechados, deixando que tudo aconteça por si mesmo, em contacto com a sua essência, em profunda meditação, sem mente, sem projecções no futuro sem âncoras no passado, sem objectivos, num eterno presente, deleita-se com o seu próprio ser. Representa o Princípio Feminino Espiritual.
Para Jung, a Papisa está relacionada com a função psíquica da intuição.
Alguns autores baseiam-se nas qualidades da Lua, vêem neste Arcano um contínuo movimento de vaivém, augúrio de momentos favoráveis e desfavoráveis, atracções e repulsões alternando-se ritmicamente.
A Lua é o planeta atribuído a este Arcano. Podemos considerá-la como a antítese do Sol, que representa a plenitude e a consciência da vida, tudo o que brilha com luz própria. A Lua é símbolo da infância, das coisas ocultas, do inconsciente e da ilusão.
Está associada à ideia de mobilidade, flexibilidade e mudanças, em função da extrema rapidez com que percorre o Zodíaco.
Governa a fertilidade e o crescimento, tudo o que é cíclico e flutuante, o elemento Água, todos os seres aquáticos e os animais nocturnos.
Sua relação com a mulher é muito importante, estando intimamente ligada com o ciclo menstrual, o processo de gestação e o parto.
A Lua representa o povo e está ligada com o primordial, o atávico, os rituais e a magia. É a dona dos nossos sentimentos e emoções mais profundos. Rege a nossa imaginação, a nossa sensibilidade, a nossa capacidade de impressionarmos, os nossos sonhos e a nossa receptividade.
Junto com Mercúrio, governa a memória e com Marte, os nossos instintos.
Cria um forte apego ao passado, à mãe, ao lar e às actividades domésticas.
Como “feiticeira”, a Papisa é simbolizada por um grande crescente da Lua Nova aos seus pés. O seu poder pode ser usado construtivo ou destrutivamente e, se a Papisa é uma influência maligna ou benigna, é decidido pela sua posição no lançamento e pela natureza das cartas à sua volta.

domingo, 23 de agosto de 2009

CARNEIRO E OS ASCENDENTES - III




(...Continuação)


CARNEIRO – ASCENDENTE SAGITÁRIO – (Marte – Júpiter) – fogo-fogoTrata-se de dois temperamentos afins que reforçam mutuamente a sua intuição, a sua impulsividade e o seu carácter independente e dominante, generoso e optimista. Este Carneiro é confiante em excesso, e portanto fácil de enganar, pois não concebe a duplicidade nos outros. Precisa de acreditar na utilidade da sua acção para a levar a bom termo: acredita por natureza no próximo e na vida. Sofre terrivelmente com as decepções e as traições, mas um único gesto generoso basta para o reconciliar com a humanidade.
O seu quixotismo é por vezes irritante, pois não se limita a dar conselhos, mas move céu e terra para ajudar o próximo.
É impressionável, emotivo, impaciente e bom. Tem uma notável capacidade de decisão, gosta de jogar e não é raro que leve a cabo actos heróicos ou espectaculares. É muito cavalheiresco e ama a glória, mas sem procurar a vaidade.
A vida afectiva tem grande importância para ele, pelo que é frequente que tenha muitos amores.
Atracção por Gémeos.


CARNEIROASCENDENTE CAPRICÓRNIO – (MarteSaturno) - fogo-terra
Vemos nestes indivíduos de Carneiro a contradição entre uma natureza jovem, impulsiva e fogosa e uma natureza velha, prudente e diplomática. Actua irreflectidamente, para depois corrigir. Move-se por impulsos, mas também é mais ponderado e calculador que outros indivíduos do signo, mais ambicioso e mais constante.
Se tem sorte, é capaz de alcançar êxitos extraordinários na vida que tenha escolhido, quer se oriente para a política, os negócios, a renúncia do anacoreta ou a entrega do cientista. Nem sempre é flexível nem conciliador: Carneiro e Capricórnio são dois signos morais e apaixonados pelo absoluto, mesmo intransigentes em matéria de princípios. Conhecem-se mal. Dão grande importância ao ambiente familiar.
Atracção por Caranguejo.


CARNEIRO ASCENDENTE AQUÁRIO – (Marte Úrano) – fogo-ar
É um rebelde ou um anti-social, capaz de se excitar à menor ocasião. Defende as suas ideias com paixão. É muito independente, inventivo e inovador. Não complica a vida com subterfúgios nem mundanidades.
Tem o sentido da amizade e o espírito de equipa. Não admite as concessões nem as injustiças. Odeia as ordens e as obrigações e diz sempre o que pensa, franca e directamente; por isso, só pode viver e desenvolver-se ficando “à margem”: caracteriza-o um grande espírito de contradição. No amor e na vida orienta-se pelos seus impulsos.
Por tudo isto, e porque é refractário aos tópicos, entre estes indivíduos de Carneiro encontra-se por vezes o génio ou, pelo menos, uma notável capacidade de invenção.
Pode ganhar dinheiro sem necessidade de o procurar e, nesse caso, gosta de o compartilhar com os amigos.
Ama a liberdade e as relações fáceis e fluidas.
Atracção por Leão.


CARNEIRO ASCENDENTE PEIXES – (MarteNeptuno) – fogo-água
Tende para a utopia ou para o misticismo e há nele uma poderosa ânsia de “algo” que não é deste mundo.
É muito mais emotivo e sensível do que aparenta. Tem muito encanto, reforçado pelo seu sentido de humor: é engenhoso, terno e travesso, com um coração caritativo e compassivo. Tem sempre uma palavra de consolo ou uma ajuda para quem dela necessita. É um pouco louco, muito bom e, embora lhe falte sentido prático, compensa essa carência com sorte e intuição. Sabe fazer-se amar.
Custa-lhe pouco ganhar dinheiro e muito menos gastá-lo alegremente. Ama a vida e os prazeres, mas não é escravo deles. Obtém o que deseja, sem que pareça afectá-lo demasiado. É diligente mas por vezes entrega-se à preguiça.
Gosta do jogo, das viagens, das diversões e dos livros. Empreende muitas coisas na sua imaginação e por vezes leva-as a cabo.
Atracção por Virgem.


(Continua…)
Texto do Livro “1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo”

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SOL NATAL NA CASA II


A expressão da individualidade encontra-se associada à noção do ter, quando o Sol se encontra na 2ª Casa.
O indivíduo desejará ganhar dinheiro pois possuirá um forte sentido de adquirir independência financeira.
A segurança material está geralmente acentuada, tal como o domínio das posses, sejam elas físicas ou espirituais: há necessidade de uma expressão concreta em termos de produção e concretização.
O valor próprio e a auto-estima crescem com a capacidade de realização no mundo material, mesmo que para isso seja necessário esforço e dedicação.
A aquisição de bens materiais para ele, é extremamente importante e terá um grande orgulho em os mostrar em todas as ocasiões possíveis. Ele não vai simplesmente querer uma conta bancária, ou as acções a subir, mas adora que o mundo saiba do seu sucesso.
Em alguns casos o poder de compra pode estender-se à vida pessoal, passando o parceiro a ser mais um bem possuído. A tendência de Touro é possuir e quando o Sol está na 2ª Casa (Casa de Touro) a atitude é de “Olha isto é meu!”
Para quem tem o Sol na Casa 2 o prazer é muito importante, gostando por exemplo de consumir refeições boas, ricas, caras e em ambientes luxuosos. Estas tendências serão encorajadas por aspectos positivos entre Sol e Júpiter. No entanto, uma quadratura ou uma oposição entre estes dois planetas, fará com que o indivíduo chegue a ir para além do razoável em assuntos desta casa.
O planeta Vénus não andará longe, pois este planeta não se distancia nunca muito do Sol (até 48º) e Vénus também rege a Casa 2. Se houver aspectos entre Sol e Vénus a influência da casa solar (neste caso a 2) é aumentada, especialmente em relação à influência geral de Vénus.
Haverá trabalho árduo para atingir objectivos e as necessidades materiais sempre crescentes. Ele vai ter sempre mais vontade de ganhar à medida que vê os seus esforços transformarem-se em êxitos materiais. Ele tentará sempre aproveitar e guardar tudo o que surgir no seu caminho – bens materiais, possessões e glórias.
O desafio quando se tem o Sol na Casa 2, consiste em valorizar mais o crescimento interior do que o desejo de ostentação perante a sociedade e o mundo.
São também pessoas generosas, embora possam em certos casos, esperar algum reconhecimento.
Com o Sol nesta casa a segurança obtêm-se mediante a posse e o cultivo de atributos tais como a força, a nobreza, a autoridade, um sentimento de ser alguém especial e a coragem. A pessoa que tenha este posicionamento sentir-se-á mais segura na vida se cultivar estas qualidades, independentemente de quanto dinheiro tenha no banco.
Se o Sol estiver tencionado na 2ª Casa, o indivíduo poderá acreditar que irá conseguir prestígio simplesmente com a riqueza. Tende a impor a sua vontade aos outros, visando o auto-enriquecimento material. Além disso, pode esbanjar dinheiro em luxos caros para se exibir e gratificar o seu ego.



terça-feira, 18 de agosto de 2009

CARNEIRO E OS ASCENDENTES - II


(…Continuação)


CARNEIROASCENDENTE LEÃO – (Marte – Sol) – fogo-fogo
Caracterizam-no a veemência e a valentia, impõe-se pelo seu brilhantismo. Exerce um grande magnetismo e influência sobre os outros.
É de natureza generosa e “régia”, que desconhece a mesquinhez. Gosta, raiando o temerário, do gesto elegante e do acto gratuito. Como é muito afectuoso, é fácil conquistá-lo pelo sentimento, o que constitui o seu “calcanhar de Aquiles”.
Precisa de ter uma excelente opinião de si mesmo, o que satisfaz o seu orgulho. Por vezes é místico, ou então anima-o o espírito de cruzado. Nada o desalenta, e mantém-se firme no seu optimismo. Ama a luta, mas não tem paciência.
Aponta demasiado alto, julga-se invulnerável em excesso e esta combinação, essencialmente viril, é difícil de viver quando o nascido sob este signo é mulher: precisa de mandar, e isso nem sempre está ao seu alcance na sua vida profissional.
A sua vida costuma ser geralmente marcada por grandes viagens.
Atracção por Aquário.


CARNEIROASCENDENTE VIRGEM – (MarteMercúrio) – fogo-terra
Difícil e contraditório. Tendência para a angústia, para os conflitos internos. A sua vida é marcada por duelos ou por tendência para a morte. Há nele uma contradição entre o desejo de aventura e a necessidade de segurança. O nervosismo, o predomínio de cerebral e a curiosidade intelectual têm nele grande importância. Pode orientar uma parte da sua vida para acumular bens, e talvez receba uma herança que o ajude a “lançar-se” na segunda parte.
A audácia e o sentido prático podem assegurar a sua sorte. Com a idade, as tendências opostas podem harmonizar-se, e a ordem proporcionada por Virgem acalmará a fogosidade de Carneiro, ajudando-o a medir os riscos.
É bastante frequente que exerça várias profissões ou tenha uma vida profissional determinada pelas mudanças e pela diversidade.
Atracção por Peixes.


CARNEIROASCENDENTE BALANÇA – (MarteVénus) – fogo-ar
Este é um perfil de oposição difícil de viver para o nativo, porque está totalmente centrado na afectividade: reivindica a felicidade para si mesmo, mas é capaz de sacrificar tudo pelo outro.
Este Carneiro está muitas vezes dividido entre um impulso cego e a preocupação pelo que dirão. Corre o risco de viver só para os outros e, sobretudo, para ser amado; mais ainda, adorado. Quando é feliz, entrega-se a todos, ganha todos os corações: poderá conquistar um cego, surdo e mudo; tem absoluta necessidade de gostar e de ser amado. Se sofre um fracasso sentimental, corre o risco de desanimar, de mergulhar na depressão, na doença ou no alcoolismo, mas também pode consagrar todas as suas forças a exercer a caridade. É impossível encontrar alguém mais romântico e apaixonado.
Atracção por outro Carneiro.


CARNEIROASCENDENTE ESCORPIÃO – (MartePlutão) – fogo-águaTem uma notável capacidade de acção, uma combatividade extrema e um grande espírito de contradição. O seu carácter não é fácil, certamente, mas também não é impossível. Tudo depende de como oriente a sua agressividade: se a canaliza para uma actividade altruísta, a saúde, por exemplo, tudo correrá bem, mas se o nativo não tem a coragem da sua audácia, corre o risco de cair doente ou de voltar para si mesmo as suas tendências destrutivas.
As suas decisões são bruscas; a sua atitude, desabrida; os seus gestos secos, e a sua maneira de falar áspera. Muitas vezes dá a impressão de estar de mau humor. È desajeitado quando quer fazer-se amar, e muito apaixonado sob a sua aparência de bárbaro.
Atracção por Touro.



(Continua…)
Texto do livro “1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo”



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

COMUNICANDO



Se olhar para o seu mapa e o Sol transitar pela sua Casa 1 e a Lua se encontrar a passar pela sua casa 3 é uma óptima altura para reatar laços. Aquelas pessoas amigas que já não fala ou não vê há muito tempo e que estão ao alcance dum e-mail ou de um telefone para dar dois dedos de conversa.
È também uma óptima oportunidade para contactar pessoas que o (a) ajudem ou tenham influência para conseguir realizar os seus desejos.
É uma óptima fase para iniciar e realizar trabalhos escritos, pesquisar, estudar e ler.
Pode ser uma fase de receber cartas, telefonemas, e-mails ou enviá-los.
Boa altura para aprender línguas e viajar.
O trânsito lunar na Casa 3 em harmonia com o Sol na Casa 1, sugere popularidade e êxito através da comunicação.
É muito possível que por esta altura venha a receber notícias importantes que lhe abram portas para as suas realizações ou desejos.
Terá uma expressão verbal bem mais “colorida” e a sua comunicação com os outros será mais fácil, mesmo que não seja muito objectiva.

sábado, 15 de agosto de 2009

CARNEIRO E OS ASCENDENTES - I



(...Continuação)


É evidente que nem todos os indivíduos do signo solar Carneiro são iguais. O Ascendente (cálculo feito com o dia, hora e local de nascimento) dá-nos uma série de precisões e matizes sobre cada pessoa deste Signo Solar.



CARNEIRO – ASCENDENTE CARNEIRO(Marte – Marte) – fogo-fogo
Este é uma espécie de Carneiro redobrado, no qual todas as tendências próprias do signo se encontram acentuadas. Nunca é fácil viver essa “compressão” do signo, que se torna demasiado explosiva. O duplo Carneiro encontra um “respiradouro” no signo situado frente a ele no Zodíaco: Balança. Será, portanto, mais encantador, menos brusco, mas não superará facilmente o seu egocentrismo. Actua e reage tão rapidamente que não tem tempo para se adaptar às circunstâncias ou aos sentimentos dos outros: é a própria veemência.
Tem uma grande confiança em si mesmo; no entanto, no momento mais inesperado terá uma dúvida, vacilará. Aparecerá então a sua consciência Balança, que o travará e o conterá face ao perigo.
Atracção por Balança.



CARNEIRO ASCENDENTE TOURO - (Marte- Vénus) - fogo terra
Carneiro arremete, empreende, descobre, começa as coisas e Touro, assumindo o protagonismo, fornece um elemento de paciência e continuidade que ajuda o nativo a terminar a tarefa.
O Ascendente Touro pode acentuar o egoísmo de Carneiro porque é sensual, realista, apegado às coisas deste mundo e pouco propenso ao sacrifício; mas também o ajuda a organizar-se melhor, e tirar melhor partido das suas ideias, por vezes geniais e sempre muito inovadoras.
Tem um amor profundo pela vida, um grande desejo de eficácia e uma firme vontade de conseguir os seus objectivos, assim como uma enorme capacidade de trabalho.
A resistência e o vigor de Touro aliam-se com a fogosidade de Carneiro. Trata-se de uma personalidade que tarda em afirmar-se.
Problemas relacionados com o pai (doente, ausente, arruinado…).
Atracção por Escorpião.



CARNEIROASCENDENTE GÉMEOS – (Marte-Mercúrio) - fogoarA influência de Gémeos faz com que Carneiro seja mais cerebral, acentua o seu gosto pelo contacto e pela comunicação, mas também o acelera e agrava os riscos de instabilidade, de dispersão e de frivolidade.
É incapaz de retroceder. Carneiro vai em frente e Gémeos vive o momento: para este fogo-fátuo não há estabilidade possível.
Prolonga a sua juventude muito tempo; ama o riso e a diversão, e encanta-o provocar os outros, mas sem maldade.
Ama a velocidade, a mudança, as ideias, a aventura. A cumplicidade entre Marte e Mercúrio, os dois planetas pessoais, dá-lhe facilidade da palavra, causticidade e carácter nervoso. É alguém que não pode estar quieto.
Atracção por Sagitário.



CARNEIROASCENDENTE CARANGUEJO – (Marte-Lua) – fogo águaTarda em amadurecer, quer tudo e depressa. Experimenta ao mesmo tempo o desejo de risco e a necessidade de um refúgio. Custa-lhe separar-se do meio familiar. Há nele (a) uma mistura de espírito revolucionário e de conservadorismo.
Deve os fracassos ao seu espírito versátil e os êxitos à sua imaginação. Deve tentar tudo para estar à altura dos seus sonhos.
Gosta de crianças e da família: é capaz de uma grande ternura, e durante muito tempo conserva algo de criança, o que o (a) leva a preferir as mulheres maternais.
É sensível e susceptível, com fortes conflitos interiores, mas raramente falará da sua angústia. Caracterizam-no (a) a sua frescura de alma, a sua espontaneidade e uma natureza romântica, que muitas vezes se sente decepcionada.
O êxito pode mudá-lo (a), e só dele obtém a sua força: os seus actos estão articulados por uma soterrada ambição.
Atracção por Capricórnio.



(Continua...)
Texto do Livro "1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo"


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CASA III



A Casa III corresponde ao pensamento prático
Palavras-chave – Irmãos, irmãs, transporte, ambiente e educação básica.

A Casa de Gémeos, regida por Mercúrio
. Esta casa está relacionada à assimilação, ao processamento e à circulação de informação. Ela é a Casa da mente prática, e como os relacionamentos necessariamente envolvem a comunicação de ideias, esta é a primeira casa de ar que diz respeito a irmãos, irmãs, vizinhos próximos e pessoas em geral com as quais haja uma troca mental diária.
A terceira casa, seu regente e os planetas na mesma, assim como os aspectos por eles formados, fornecem pistas importantes sobre a capacidade de pensamento e comunicação dos indivíduos, sua maneira de expressar ideias e sua reacção intelectual ao meio ambiente. A posição e os aspectos de Mercúrio também são muito importantes.
A terceira casa também rege os periódicos, os jornais, os livros, a escrita, o telefone, a televisão, o rádio e o discurso – meios utilizados na comunicação humana.
A terceira casa trata das viagens curtas, a movimentação que nos coloca em contacto com as pessoas que influenciamos mentalmente e por quem somos influenciados. Indica a bagagem intelectual com que o indivíduo nasce.
Esta casa também se relaciona com a resposta do indivíduo à vida na escola e com o seu poder de comunicação e as viagens diárias.
O ambiente pessoal também nos é mostrado nesta casa, já que a decisão de viver na cidade ou no campo e de como o indivíduo lida com o barulho e com a multidão ou o isolamento.
Quando os planetas transitam ou progridem por esta casa, o indivíduo vai muitas vezes experimentar uma mudança de ideias e pode adoptar novas atitudes.
Problemas com parentes chegados podem estar na terceira casa, mas esta não é a casa relacionada com os pais ou com os filhos, embora haja uma relação com ela e os jovens, por exemplo os amigos dos filhos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

HISTÓRIA DA ASTROLOGIA - O IMPÉRIO ROMANO

(...Continuação)

César Augusto

No final do Sec III a.C., os romanos começaram a interessar-se pela literatura e pelo teatro gregos.
Inevitavelmente, a preocupação dos gregos com a astrologia começou a atrair os escritores romanos e ela foi adoptada por muitos imperadores como forma de reforçar a sua grandiosidade e de prevenir possíveis conluios contra ela.

IMPERADORES E ASTRÓLOGOS CONSPIRADORES

No Sec I a.C., o político Cícero (106-64 a.C.) descreveu na sua De Divinatione (publicada logo após o assassinato do Imperador Júlio César) a crença grega de que: “Não é simplesmente provável, mas certo, que tal como a temperatura do ar é regulada por uma força celestial, também as crianças à nascença são influenciadas na mente e no corpo, e essa força determina a sua mente, modos, temperamento, condição física, percurso na vida e destino.”
Mas, também havia alguma desconfiança em relação aos astrólogos, por vezes, fundamentada. Na Sicília, cerca de 133 a.C., um astrólogo chamado Eunus liderou uma revolta de escravos bastante grande e, menos de trinta anos depois, o astrólogo Athenio liderou outra revolta de escravos, dizendo que os planetas tinham revelado que ele era o Verdadeiro Rei da Sicília. Se assim era, não chegou a assumir o trono. Não admira que os imperadores romanos desconfiassem da astrologia: o que os homens viam “nas estrelas” podia incitá-los a acções extraordinárias e perigosas.

FIGULOS, O OLEIRO

Aos poucos, homens com cargos públicos começaram a exprimir a sua crença e entusiasmo pelo assunto. P. Nigidius Figulus, senador e pretor (magistrado), foi o primeiro astrólogo romano cujo nome conhecemos – chamaram-lhe Figulos (figulo ou oleiro) porque defendia que a Terra girava tão depressa como a roda de um oleiro.
Dizia-se que ele não era igualado nem pelos Astrólogos da Mênfis Egípcia (antiga capital do Egipto) nas observações do céu e no cálculo sobre as estrelas e pensa-se que previu a grandiosidade do Imperador Augusto no dia em que este nasceu. Mais tarde, o letrado Varro (116-27 a.C.), um dos mais eruditos letrados romanos, encomendou um horóscopo de Roma e do seu fundador, Rómulo. É o primeiro exemplo do uso da astrologia para revelar o passado, examinando um horóscopo traçado para o momento da fundação de uma cidade. É também o primeiro horóscopo de uma figura histórica.
O historiador Plutarco (46-120 d.C.) deteve-se sobre o resultado com grande interesse e relatou-o entusiasticamente.

MARÉ EM MUDANÇA

Os cépticos começaram a ser ultrapassados em número pelos crentes – e, embora alguns dos primeiros fossem influentes, a astrologia muitas vezes saia-se bem. Júlio César (100-44 a.C.), por exemplo, desprezou o conselho astrológico de Spurinna, que (como Plutarco relata) lhe disse para “ter cuidado com um perigo que não o ameaçaria para além dos idos de Março”. Pagou a factura ao ser assassinado nessa altura.
O Imperador seguinte, Augusto (63 a.C-4 d.C.) conheceu a astrologia quando estava no exílio e parecia pouco provável que regressasse a Roma.
Convenceram-no a consultar um astrólogo, Teógenes, acerca do seu futuro. O historiador Suetónio descreveu como, depois de traçar o mapa de Augusto, Teógenes se ergueu e se prostrou a seus pés; e isso deu a Augusto uma fé tão grande no seu destino que até se aventurou a publicar o seu horóscopo e cunhou uma moeda de prata com a imagem de Capricórnio, o signo sobre o qual tinha nascido. Na verdade, Augusto era Balança; fez constar que era Capricórnio porque este signo era mais indicativo de um governador forte e dominante.


Tibério

TIBÉRIO E TRASÍLIO

O sucessor de Augusto foi Tibério (42 a.C.-37 d.C.), um homem que se apaixonou pela astrologia. O seu astrólogo pessoal, Trasílio, foi um dos mais influentes de sempre.
Trasílio era um alexandrino, editor de Platão e Demócrito, que estava na ilha de Rodes – mesmo na altura em que Tibério achou melhor sair de Roma, onde se tinha envolvido numa luta com o seu sogro, o Imperador. Rodes era uma ilha relativamente deserta e não civilizada e os dois homens começaram a passar muito tempo juntos. Supostamente o astrólogo ensinou Tibério a construir e interpretar mapas. Também previu que o seu aluno seria em breve chamado a Roma e teria um futuro brilhante. Quando Augusto mandou chamar Tibério, em 4 d.C., e o proclamou oficialmente seu herdeiro, Trasílio viajou com o seu mecenas e tornou-se cidadão romano.
Durante os nove anos em que Tibério foi Imperador, Trasílio esteve sempre a seu lado, aconselhando-o sobre assuntos pessoais e de Estado. Durante esse período, a vida não era tranquila e se Trasílio estava mais ou menos seguro, os outros astrólogos tinham de ter cuidado. Dois deles, Pituanius e P. Marcius, associaram-se a Seribonius Libo, um pretor não muito inteligente que organizou um golpe contra o Imperador – acabaram com a cabeça espetada numa estaca.
Houve outras conspirações e contra-conspirações e o próprio Trasílio aconselhou o imperador a deixar Roma em 26 d.C. enquanto ele permanecia na cidade e apoiava o pretor Sejanus no seu plano para suceder a Tibério. Foi, sem dúvida, com a ajuda dos mapas que ele ultrapassou com facilidade os conturbados anos que se seguiram e conseguiu continuar vivo quando centenas foram torturados e executados. Diz-se que previu a hora da sua própria morte.


Agripina

O FILHO DO ASTRÓLOGO

Trasílio morreu pouco antes de Tibério. O novo imperador, Gaio – conhecido como Calígula – conhecia bastante bem a família do astrólogo. Aliás, Trasílio tinha ficado muito preocupado ao saber que a neta Ennia tinha um caso com Calígula. Tinha razão em ficar preocupado: Calígula tinha prometido a Ennia casar com ela quando subisse ao trono, mas não o fez; e quando ela casou com outro, ele mandou executar o marido. Ennia suicidou-se.
O filho de Trasílio, Tibério Claudius Balbillus ascendeu na sociedade romana após a morte de Calígula. O novo imperador, Cláudio, era um amigo de infância e Balbillus tornou-se conhecido na corte, acompanhando Cláudio a Inglaterra, enquanto astrólogo e engenheiro-chefe. Quando regressaram, o imperador ofereceu-lhe uma coroa de honra de ouro. Mais tarde, foi sumo-sacerdote do Templo de Hermes na Alexandria e chefe da universidade pública com a sua magnífica biblioteca. Nessa altura, dividia o seu tempo entre Alexandria e Roma.
No entanto, Balbillus foi incapaz de se manter afastado da política e, quando Cláudio morreu, traçou os mapas e disse a Agripina Menor qual o momento em que o seu filho Britânico devia sair de casa se quisesse que viesse a ser imperador. Ela reteve o rapaz até esse momento, altura em que ele saiu e foi proclamado imperador Nero (37-68 d.C.). Anos antes, Balbillus tinha dito a Agripina que isso aconteceria – o seu filho seria imperador tal como ela desejava – mas também que ele mataria a mãe. Ambas as previsões se confirmaram.
Pelo seu papel na conquista da glória de Nero, Balbillus foi nomeado Prefeito do Egipto. Ao contrário de muitos outros, sobreviveu à terrível carnificina que ocorreu durante o reinado do imperador. Diz-se que outro astrólogo que traçou o mapa de Nero no momento em que nasceu desmaiou de pavor mal olhou para ele.

Domiciano

UMA MORTE PREVISTA

Os imperadores romanos que se seguiram não estavam tão preocupados com a astrologia, embora Vespasiano /9-79 d.C.) não só tenha consultado Balbillus como permitiu a realização de jogos em sua honra, em Éfeso – os grandes Jogos Balbilianos realizaram-se até ao Sec. III. Adriano e Sétimo Severo eram adeptos; o último cobriu os tectos do seu palácio com pinturas astrológicas – incluindo a do seu horóscopo.
A crença na astrologia foi incentivada pela relativa facilidade com que os astrólogos previam os acontecimentos das vidas dos imperadores. O que o público não sabia era que muitos dos imperadores se esforçavam por concretizar deliberadamente as previsões, a fim de mostrar que eram favorecidos pelos céus.
Em reinados sucessivos, a vida dos astrólogos ora era tranquila, ora emocionante. Os momentos excitantes foram bem mais frequentes, pois a maioria dos imperadores estava constantemente com receio de possíveis conspirações contra eles. Qualquer um que possuísse uma cópia do mapa do imperador era suspeito de aconselhar um ou mais conspiradores.
Ainda se acreditava muito nas previsões astrológicas. Por exemplo, Domiciano (51-96 d.C.), filho de Vespasiano, ficou muito nervoso quando vários astrólogos previram a sua morte. À medida que se aproximava a hora anunciada, ele ia ficando cada vez mais tenso. Chamou o Astrólogo Ascletárius-Asclation e perguntou-lhe se conseguia prever a sua própria morte. O astrólogo disse-lhe que sim: seria feito em pedaços por cães. Domiciano mandou executá-lo imediatamente para contrariar a previsão. Contudo, quando o corpo do astrólogo aguardava para ser cremado, uma súbita chuva torrencial apagou o fogo e uma matilha de cães selvagens destruiu o cadáver.
No dia seguinte, ao aproximar-se a hora prevista para a sua morte, Domiciano ia ficando mais nervoso. Finalmente, para o acalmar, os seus cortesãos garantiram-lhe que a hora fatal já tinha passado. Muito aliviado, ele decidiu tomar um banho. Enquanto o fazia, entrou um assassino e apunhalou-o até à morte.


(Continua...)
Testo do Livro "Astrologia" Júlia e DereK Parker

domingo, 9 de agosto de 2009

A SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER DO SIGNO CARNEIRO


(...Continuação)


HOMEM

O homem Carneiro possui um notável dinamismo. Ama o risco e a velocidade e deprecia a dor. O repouso cansa-o. Precisa de queimar energias constantemente. Vive a um ritmo que pouca gente aguenta, e esse é o seu problema, dado que não sabe levantar o pé do acelerador em nenhum sentido. Sofre esgotamentos repentinos que afectam o seu estado anímico e o mergulham em períodos depressivos de intensidade devastadora.
Pode cair abatido por doenças fulminantes. Gasta as suas baterias rapidamente, se não sucumbe antes. Quando sente mal-estar, como é muito impaciente para estar na cama, tende a resolver o assunto cortando a direito.
De todo o Zodíaco, Carneiro tem o recorde de fracturas, acidentes automobilísticos, queimaduras e feridas várias: sempre acidentes violentos, em consonância com o seu temperamento exaltado. Desde a infância este temerário colecciona cicatrizes e não é raro que tenha alguma no rosto: neste signo os narizes partidos são vulgares e quase sempre dá pancadas com a cabeça.
Entre os problemas de saúde que podem afectá-lo podemos citar as enxaquecas, as nevralgias faciais, as sinusites e as dores de dentes. É propenso aos acessos de febre, às inflamações e às irritações. Muito mais emotivo do que parece, sofre por vezes de alergias, rinites e psoríase.
O homem Carneiro precisa de tempo para recarregar as suas baterias; deve evitar a vida nocturna e não abusar do café ou do tabaco, bem como das conservas. Deve praticar desporto: ténis, corridas de fundo ou ciclismo, em vez de fazer loucuras ao volante ou embriagar-se de velocidade em cima de uma moto. Numa palavra, deve evitar queimar a vela pelos dois extremos.
No campo dietético é recomendável a carne (sem se exceder), o açúcar e a fruta; embora adore a pimenta e os condimentos fortes, deve moderar-se no seu consumo e substitui-los por alho, cebola crua, rabanetes e azeitonas. Deve comer alimentos ricos em fósforo, potássio e vitaminas: couve, nozes, espinafres…
O seu medicamento homeopático é o Kalium phosphoricum .


MULHER

A saúde da mulher do signo Carneiro é geralmente boa. Dotada de energia e resistência, a mulher Carneiro não se deixa vencer pelo cansaço, e mesmo quando está cansada mantém a sua actividade, pelo que deve ter atenção ao sinal de alarme, se ao acordar se sentir exausta. No entanto, se levar uma vida saudável, ao ar livre, fazendo um pouco de desporto e dormindo o suficiente, não tem nada a temer.
Para ela o perigo reside nos grandes choques afectivos, que transtornam o seu metabolismo e podem perturbar o seu equilíbrio fisiológico. As paixões mal sucedidas afectam-na muito mais que os vírus ou as bactérias.
Quando, por razões complexas, aceita mal a sua feminilidade, tende a somatizar através de doenças dos seios ou dos órgãos femininos, exteriorizando assim o seu conflito por meio do corpo.
Por vezes faltam-lhe repentinamente as forças: é o que noutros tempos se chamava a doença do cansaço, e que talvez mais não seja do que uma depressão nervosa.
Também para ela são válidos os conselhos que demos para o homem do mesmo signo: Deve aprender a conhecer os seus limites, e se algo não corre bem, deve consultar o médico sem demora, em vez de se impacientar e menosprezar os seus incómodos.
Deve aprender a não se deixar minar pelos sentimentos, e é importante que tenha muito presente a definição de Freud: “A paixão é uma psicose socialmente aceitável.”


(Continua...)
Texto do Livro "1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo"

sábado, 8 de agosto de 2009

SELOS PARA CINCO AMIGOS




Ganhei este selo da minha amiga Maria Izabel Viégas dona do Blogue Viajantes na Linha do Tempo, à qual muito agradeço a lembrança. Guardá-lo-ei com muito carinho.
Vou oferecê-lo a 5 blogues amigos de que gosto muito. Se desejarem poderão oferecê-los a 5 blogues para a continuação da cadeia da amizade.



COVA DO URSO
HOLY VÉNUS
MONÓLOGO AMOROSO
BANDARRAVET
PRINCESA ESQUIMÓ



DESEJO A TODOS VOCÊS UM BOM FIM DE SEMANA E A CONTINUAÇÃO DE BOAS FÉRIAS SE FOR CASO DISSO.


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

LUA



O Sol é, sem dúvida, a parte mais importante da nossa criatividade, mas a Lua, recebendo a luz do Sol, apresenta no céu um disco do mesmo tamanho. De facto, são uma combinação perfeita como se pode testemunhar quando há um eclipse total e o disco da Lua se harmoniza perfeitamente sobre o disco do Sol. Isto sugere que os luzeiros estão imbuídos de igual peso simbólico e constituem uma diade, ou seja, dois corpos que juntos criam uma poderosa unidade.
A Lua é o corpo celeste com movimento mais rápido. De 28 em 28 dias, completa uma viagem pelo zodíaco, passando aproximadamente dois dias e meio em cada signo.
Sendo Senhora da Noite a Lua é feminina e pode representar a mãe, ou no mapa natal de um homem, a companheira ou o tipo de mulher por quem se sente atraído.
A nível universal, é um poderoso símbolo do género e da energia feminina e rege a maternidade, os bebés, a infância e a fertilidade. Encontra-se na sua máxima fecundidade no signo de Caranguejo de que é regente e nos outros signos de água – Peixes e Escorpião, embora neste último, possa ser frequentemente, sinal de problemas ginecológicos. Diz-se que é estéril nos signos de Gémeos, Leão e Virgem, mas se outros aspectos no mapa forem favoráveis aos filhos, estas posições não impedem a gravidez.
O ciclo lunar de 28 dias, sugere o ciclo menstrual e a sua fase crescente ou minguante pode ser vista como o símbolo da concepção, gravidez e nascimento.
Se o Sol rege o nosso mundo diurno consciente, a Lua fala-nos no nosso mundo nocturno, do domínio inconsciente, dos sonhos e de tudo o que é sombrio. Inflencia as nossas emoções, necessidades e respostas habituais. Recebe a luz, apresentando continuamente uma forma diferente, é receptiva e mutável.
Os tipos lunares fortes partilham muito das características positivas de Caranguejo, como a sensibilidade e a capacidade de alimentar e proteger.
A Lua regula o estômago e as nossas reacções “viscerais” e também regula os seios, o olho esquerdo no homem e o olho direito na mulher.
A Lua pode tornar as pessoas pacientes num dia bom ou instáveis e com vistas curtas num dia mau; alternativamente pode tornar-nos imaginativos e empáticos, mas por vezes algo incertos.




terça-feira, 4 de agosto de 2009

COMO AMA A MULHER DO SIGNO CARNEIRO

(...Continuação)



É apaixonada, como o homem do mesmo signo, mas os seus sentimentos são mais profundos e duradouros. Quando se entrega totalmente a um homem, acaba por viver, sonhar, respirar e ver através dele. A sua paixão consome-a integralmente.
Mas antes de encontrar esse “grande amor”, quer desfrutar da vida: enquanto jovem, é uma chama que se acende com muitos fogos. No entanto, tem menos amantes do que aqueles que lhe são atribuídos, pois tem demasiada sede de um amor verdadeiro para se conformar muito tempo com um “passatempo”. Basta-lhe seduzir e prender alguns corações, pelo simples prazer de fazer uma conquista, demonstrando a si mesma que ninguém lhe resiste. Para ela, aí termina tudo.
No entanto, certas mulheres Carneiro decidem um belo dia livrar-se de toda a dependência afectiva, vivendo sozinhas e saindo “à caça do homem” cada vez que lhes pesa a solidão.
Mas a nativa de Carneiro que vive sozinha e que parece ter renunciado ao amor esconde sempre uma ferida incurável, pois a sua existência só tem sentido nele e através dele.





(Continua...)

Texto do Livro 1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SOL NATAL NA CASA I


Ao ter o Sol Natal na Casa I no seu mapa natal, nasceu de manhãzinha perto do nascer do Sol.
Quando o Sol e o Ascendente estão no mesmo signo diz-se que a pessoa é “duplo” Carneiro, Touro, Balança e assim sucessivamente. Neste caso o habitual é que a pessoa encare e exemplifique claramente as qualidades do signo.
O Sol Natal na Casa I indica vontade firme, vitalidade abundante e intensa auto percepção. Há grande iniciativa e poder de liderança. Os indivíduos com esta posição não são facilmente dominados pelas opiniões e desejos dos outros, manifestando uma forte determinação para escolher o seu próprio caminho ou vida. Possuem uma visão nítida daquilo que desejam e são extremamente individualistas.
Têm também muita energia e fortes poderes de recuperação que os ajudam a superar doenças físicas e aflições de qualquer natureza.
São muito enérgicas e ambiciosas e trabalharão muito e se necessário por muito tempo para conseguir distinção pessoal e respeito aos olhos do mundo. Para estas pessoas é muito importante serem reconhecidas.
Mesmo que a pessoa não queira evidenciar-se não passa despercebida e acaba por chamar a atenção devido ao dinamismo e à actividade que lhe é aderente. Estas pessoas precisam de agir perante o mundo de forma a deixarem a sua marca. Elas têm um estilo muito pessoal na forma como enfrentam a vida.
O Sol poderá estar em tensão na primeira casa, mostrando orgulho excessivo, desejo de dominar os outros e falsa ambição.
Na saúde, se o Sol fizer uma quadratura com Úrano, poderá haver tendência a tensão nervosa, em trigono com Marte haverá muita energia física, problemas digestivos se fizer uma quadratura com a Lua ou problemas de fígado se houver uma oposição a Júpiter.
Com o Sol Natal na Casa I estará motivado para ganhar, para ser o primeiro e terá espírito de competição.


sábado, 1 de agosto de 2009

AS APTIDÕES DA MULHER DO SIGNO CARNEIRO

(…Continuação)

É uma dessas mulheres que não só não recusam as profissões masculinas, como as exercem tão bem ou melhor que os homens.
Muitas vezes seduzem-nas as profissões de tipo altruísta, que correspondem à forte necessidade de abnegação com que querem fazer-se amar. Tal como os homens nascidos sob este signo, as mulheres Carneiro podem ser médicas, dentistas ou cirurgiãs. Têm muito êxito com as crianças que não resistem ao seu encanto.
Muitas mulheres deste signo sentem-se atraídas pela advocacia: a ideia de defender um “pobre criminoso irresponsável” e de enternecer o coração de pedra dos juízes, representa para elas uma poderosa tentação. Também não temem as profissões desportivas e perigosas: nos tempos heróicos da aviação, houve mulheres Carneiro que se cobriram de glória, assim como algumas Sagitário.
A mulher Carneiro milita com êxito nas organizações sindicais ou feministas, pois tem muito valor e sempre defenderá as causas mais nobres. Como gosta das pessoas e é muito activa, não é raro encontrá-la dedicada às relações públicas, ao jornalismo e a outros trabalhos afins.
A mulher Carneiro só se realiza se consagrar uma boa parte das suas forças a uma vida profissional interessante. Se se sentir ociosa, entregar-se-á a todo o tipo de fantasias sem sentir por isso satisfações reais. Quase nunca se sente preenchida com o trabalho de casa.


(continua…)
Texto do livro "1000 Formas de Interpretar O Seu Horóscopo"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...